III ÉPOCA. ERASMUS+ IPEP de Jaén. Projeto 'Repensar as práticas educativas para alunos adultos e estudantes em estabelecimentos prisionais.'

O meu nome é Manuel Molina. Sou o coordenador de Erasmus+ do meu centro de secundária em Espanha, designado IPEP JAÉN. IPEP é a sigla para “Instituto de Educación Permanente para Adultos”.

O nosso instituto IPEP JAÉN ensina estudantes adultos do ensino secundário, estudantes prisionais do estabelecimento prisional local e prepara centenas de estudantes adultos para os exames de acesso ao ensino superior, bem como para a formação profissional. Contamos também com jovens de centros educativos para menores de 18 anos que recebem o ensino secundário elementar no nosso Instituto.



O nosso instituto decidiu recentemente lançar um projeto Erasmus+ K122 intitulado Repensar as práticas educativas para adultos e estudantes prisionais, centrado no ensino à distância de alunos dos estabelecimentos prisionais durante os próximos dois anos. Um projeto promissor, inspirador e que irá marcar uma época no nosso centro educativo, que esperamos que nos ajude a transformar a nossa comunidade e, assim, ficar melhor equipados para oferecer uma resposta educativa mais eficaz e atualizada aos nossos estudantes.

Há vários meses, desde que começámos a conceber o nosso ambicioso projeto, que muitos professores envolvidos no seu desenvolvimento têm consultado artigos sobre o assunto, procurado peritos, contactado escolas e ministradores de cursos que nos possam dar bons conselhos e apoio.

Os nossos principais objetivos, essencialmente, são:

1) Queremos aprender o máximo possível sobre como melhorar a nossa prática docente em escolas prisionais, escolas de menores e escolas de adultos em geral.

2) Queremos estudar o maior número possível de novas abordagens sobre a melhor forma de integrar os alunos adultos em risco de exclusão e as formas de reintegrar os reclusos na sociedade através da educação.

3) Queremos incorporar o maior número possível destas novas técnicas, metodologias e atividades na nossa prática educativa.

 Rethinking educational practices for adults, prison students and young offenders

Considero que, talvez, a vossa instituição possa participar numa, nalgumas ou em todas estas atividades:

1)    Procuramos ajuda para localizar bons contactos com experiência para o nosso projeto, com vista a encontrar, por um lado, escolas de prestígio e escolas prisionais e de jovens com diferentes problemas que possam estar interessados na nossa proposta e, por outro lado, colaboração para um projeto Erasmus+ sobre educação prisional e de adultos. O ideal é localizar quer uma escola para adultos como uma escola prisional no mesmo país, se possível.

2)    Em segundo lugar, pensámos que poderia estar interessado em acolher-nos como centro parceiro para uma visita de acompanhamento de trabalho à sua instituição, se possível.

3)    Em terceiro lugar, oferecemos-lhe também a possibilidade de visitar a nossa instituição como especialista na matéria para nos dar alguma formação sobre como melhorar as nossas competências como professores nos estabelecimentos prisionais e de jovens com problemas sociais.

4)    Poder participar na planificação conjunta de um curso de formação para professores experientes ou estagiários que no futuro queiram trabalhar na educação de alunos de estabelecimentos prisionais e de centros educativos para jovens com diferentes problemas sociais.

5)    Participar num Congresso Regional Erasmus+ sobre "Educação prisional e em centros educativos de jovens com problemas sociais na Andaluzia”. 

 Orgulha-nos dizer que já temos parceiros na Suécia, Áustria, Portugal, Polónia, Bélgica, Alemanha, Irlanda  e mais 5 para uma ou mais das atividades.

A nossa instituição iniciou um processo de adaptação a novas formas de ensino e de adaptação a metodologias de ensino à distância. Isto porque a nossa sociedade atual e os nossos métodos de ensino estão a evoluir tão rapidamente que temos necessariamente de nos adaptar a eles. Esperemos, por este motivo que, com o tempo, nos possa fornecer instrumentos mais eficazes para oferecer uma resposta educacional mais adequada aos nossos alunos adultos, e sobretudo aos nossos alunos reclusos do estabelecimento prisional, entre outros aspetos.

Este projeto Erasmus+ K122 permitir-nos-á visitar várias instituições de prestígio nas quais poderemos aprender a melhor forma de responder às três necessidades mais prementes que o nosso instituto tem atualmente:

1)    Como melhorar a nossa prática docente para alunos em estabelecimentos prisionais e para jovens em centros educativos, de modo a alcançar uma educação verdadeiramente inclusiva, mais apelativa, prática e eficaz. Temos a obrigação de fazer com que funcione.

2)    Como melhorar as nossas metodologias no ensino à distância e os procedimentos digitais no ensino, o qual deriva do primeiro objetivo.

3)    Ter capacidade para integrar eficazmente alunos internos e menores com problemas sociais nas atividades educativas ordinárias e quotidianas da educação, como a participação em viagens de estudo, tanto na nossa cidade como no estrangeiro, a utilização de recursos tecnológicos para fins educativos, etc.

 Após 19 anos de experiência em projetos educativos europeus, este que pretendemos realizar é, sem dúvida, o mais importante para mim, tanto em termos de conteúdo como de relevância social. Tenho a certeza absoluta.

Somos humildes professores de uma escola humilde numa dessas pequenas cidades no sul de Espanha, Jaén, mas o nosso empenho em melhorar a educação é inabalável.



Saudações cordiais

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