III ÉPOCA ERASMUS+ IPEP JAÉN. Voz do reclusos: Sementes para que cresçamos renovados. Mara Jéssica, Mathosiños.
Caro professor Molina
Gostaria, desde já, de agradecer esta oportunidade de ter uma “voz” ou uma opinião para dar a quem me queira ouvir, por isso o meu muito obrigada, Sr. Professor Manuel Molina.
'A escola e os professores fazem, sem dúvida,
uma grande diferença nas nossas vidas'. Mara Jéssica.
A presença destes progressistas, sonhadores, entusiastas, incansáveis e extremamente divertidos, devo dizer, vem, mais uma vez, comprovar a beleza do trabalho destes maravilhosos professores que, para além do seu nobre esforço diário de ensinar, conseguem, ainda, mudar vidas, pessoas e futuros.
Os professores plantam, diariamente, sonhos e esperanças nos outros. Quem somos nós? A população reclusa, os que cometeram erros, os “errantes da sociedade”. Diariamente, através das escolas de diversos EP`s, temos professores a plantar novas sementes para que cresçamos renovados, mais sábios e melhores pessoas, dando-nos, assim, a possibilidade e esperança num novo futuro, numa vida diferente, melhor.
Repensando práticas educativas para adultos estudantes prisionais e menores infratores
Algumas pessoas acham que os Super Heróis não existem, pois eu digo que Super Heróis existem sim e são pessoas como o prof. Manuel Molina, o prof. Juan Manuel, a prof. Isabel Ramos, a prof. Carla Vieira, a prof. Raquel Ribeiro, a prof. Micaela Pires, o prof. José Marques e todos os outros professores que continuam a fazer a diferença na vida destas pessoas, que, tal como eu, voltaram a sonhar com um futuro, com a vontade de fazer mais e melhor.
A rotina de uma cadeia é algo que nos faz lembrar, a cada segundo, que não somos nada, que não somos ninguém, de que ninguém quer saber o que sentimos ou o que pensamos, que cometemos erros e que somos um lixo... A cada segundo eu sinto isso, é uma dor incomensurável este sentimento que uma cadeia nos provoca.
A escola, para além da educação e formação que nos transmite e que é fundamental, também é um local, onde, por momentos, nos conseguimos abstrair de que estamos presas numa cadeia para mulheres e que, no fim do dia, temos de regressar a uma cela fria e triste, de 2 por 3 metros, para permanecermos fechadas durante, no mínimo, 14 horas por dia. Graças à escola, tudo fica mais leve...
Cadeia de mulheres de Santa Cruz.
A escola e os professores fazem, sem dúvida, uma grande diferença nas nossas vidas.
Tenho um enorme agradecimento a estes professores que nos abrem portas e nos capacitam para um novo futuro.
Gostaria também de dizer que a vossa cidade de Jaén tem algo de fantástico, com a sua biodiversidade de paisagens, reservas naturais e um clima espetacular, assim como a sua gastronomia sublime, tal como o azeite de ouro tão típico da vossa região. Definitivamente, um lugar a visitar!
Espero que o projecto Erasmus+ tenha sido uma grande revelação de que o vosso trabalho, nas nossas vidas, é fundamental e muito necessário.
Continuem, sempre, a transformar vidas e pessoas, pois são Super Heróis! Muito obrigada!
Mara Jéssica
Comentarios
Publicar un comentario